Quer receber as publicações do Uhull S.A. diretamente no Facebook?
Curta a nossa fanpage e seja notificado de tudo que sai aqui no Blog.

No dia 27 de julho de 2010, José Luiz Datena, apresentador do “Brasil Urgente”, fez um comentário infeliz em seu programa que gerou uma polêmica por quase 5 anos.

Na época, ao comentar sobre um fuzilamento de um garoto, Datena atribuiu uma violência como aquela a ateus, por eles não “terem limites”.

“Esse é o garoto que foi fuzilado. Então, Márcio Campos (repórter), é inadmissível, você também que é muito católico, não é possível, isso é ausência de Deus, porque nada justifica um crime como esse. […] porque o sujeito que é ateu, na minha modesta opinião, não tem limites, é por isso que a gente vê esses crimes aí. […] É por isso que o mundo está essa porcaria. Guerra, peste, fome e tudo mais, entendeu? São os caras do mau. Se bem que tem ateu que não é do mau, mas, é …, o sujeito que não respeita os limites de Deus, é porque não sei, não respeita limite nenhum.”

Mais tarde, ao perceber o erro, Datena até tentou contornar a situação, dizendo que ele não queria ofender ninguém, mas não convenceu a Atea e o MPF.

Após o fato, um procurador acabou movendo uma ação civil pública contra Datena e a Band.

Quase cinco anos depois, a Atea e o MPF conseguiram ganhar a disputa e a emissora foi obrigada a exibir um vídeo sobre “O que é Deus?“:

COMPARTILHAR
  • Guilherme

    Grandes bostas…

  • Eliabe Z. Costa

    Chupa!!!

  • Edson Zanni Júnior

    A ATAE perde quase todo o seu tempo útil tentando provar que Deus não existe, se não existe, não existe, ponto e basta

    • Rogério Magalhaes

      Não se prova inexistencia de nada… só é possivel provar existencia… exibindo o “tal” algo…tem como exibir deus ai ou só dá pra sentir?

    • Rogério Magalhaes

      Não se prova inexistencia de nada… só é possivel provar existencia… exibindo o “tal” algo…tem como exibir deus ai ou só dá pra sentir?

      O que eles querem não é provar inexistencia mas sim mostrar que existem adultos que não tem amigos imaginarios e nem por isso são criminosos etc

    • Felipe Ferreira

      Na verdade não é tão simples Edson, se você acredita nisso,.. você provavelmente é contra evangelização,. pq se deus existe, pronto e basta. Ateus ativistas não tem a preocupação maior em provar que Deus não existe e sim mostrar que por não existir não faz sentido ter tanto dominio e influencia da religião na sociedade.(proibindo união civil de mesmo sexo, proibindo pesquisas com celulas tronco, não legalizando o aborto, etc. etc. etc.)

  • Wesley

    muito bom , respeito a todos

  • Bruno Nunes

    É só ir na página da ATEA e ver como eles respeitam os religiosos.

    • Robson Ferreira Cotrim

      Existe idiota em todo lugar, tudo q e fanatico se torna insuportavel, tanto religiosos quanto ateus fanaticos sao um nojo, mas quantas guerras os ateus fizeram? Maioria dos ateus q conheço ele nem fala q e ateu com medo de ser apedrejado, ja vi ateu ser tratado na familia tao mal quanto um homossexual, oq e engraçado, pois os 2 nao sao bem vistos pela religiao, vai entender. Mas ateu nao tenta enganar o povo a ponto de pegar sua grana pra ir pro ceu, isso ninguem pode negar, nem vi essa pagina da ATEA, mas nem perco meu tempo, pq seu q 90% das postagens serao um lixo, da mesma forma q nao entro em paginas religiosas, muito menos em paginas estilo “Orgulho Hetero”, serio, e tao dificil assim ser hetero? “Orgulho Gay” e igualmente ridiculo, brigue por igualdade, nao pra ser melhor, maioria dos gays q conheço nao gosta da parada. Pra mim, sinceramente, quem muito se incomoda com o seu oposto e pq queria ser igual, mas por medo de como sera tratado, prefere se esconder e tenta sempre provar q nao e aquilo

      • Renata

        Não concordo muito com você Robson, minha “não crença” é aberta a todos meus amigos, familiares e muitas outras pessoas e nunca sofri preconceito por isso, claro, situações e lugares diferentes, mas no meu ponto de vista eu não concordo com você mas sei que no de outras pessoas a realidade é essa, de preconceito.

        • Robson Ferreira Cotrim

          Como eu disse, existe idiota em todo lugar, tudo tem excessao, vc tem sorte, como vc mesmo diz, realidades diferentes, conheço muita mais gente q nao aceita um parente ser gay ou ateu, preconceito existe em todo lugar, seria otimo se todo mundo so cuidasse da propria vida e deixasse o pessoal viver com suas crenças, opçoes sexuais, cor de pele, mas tem gente q ama odiar, se num pensa igual a ele tem morrer, so vc ver dar uma olhada quando alguma coisa acontece, da nojo, lembro de quando Mc Daleste morreu, o pessoal fazendo festa como se um bandido q matou mais q o Bin Laden tivesse morrido, a mulher de uma famosa morreu, nao me lembro quem agora, so sei q nos comentarios so se via pessoa falando q ja ia tarde pro inferno, isso e Brasil Renata, como eu disse, realidades diferentes.

          • Rafael Lima

            Robson Ferreira, aprenda a escrever direito, animal. E deixe de ser imbecil. Todos os governos comunistas são ateus e mataram mais de 100 milhões de pessoas no século passado, seu energúmeno.

          • Robson Ferreira Cotrim

            Internet e complicado, vc ta aqui dando sua opiniao, ai vem um Ze Pasquale, chega xingando, pra ver se seu argumento sera vai ganhar mais notoriedade pq xingou a pessoa, nem vou perder meu tempo discutindo com vc, nem correndo atras da sua informaçao, so uma ideia, le, rele e depois opina, primeira coisa q eu disse: “TEM IDIOTA EM TODO LUGAR”, logico q ateus mataram tantos quantos os religiosos, mas por causas diferentes, vc xingando desse jeito da em entender q as guerras santas mataram 10 pessoas, mas nem perca seu tempo, como dizem, NAO ALIMENTE OS TROLLS

          • Rafael Lima

            VC eh burro pra caralho Robson!!!

    • Renata

      Como muitos pastores por aí condenam e ameaçam ateus? Como vários “idiotas” por aí fazem o mesmo? A pessoa ser idiota não é limitado pela religião, por isso temos guerras em nome da religião e mortes em preconceito aos que acreditam no mesmo.

      Denovo, pessoas idiotas não são limitadas pela religião, podem existir em qualquer lugar.

    • Felipe Ferreira

      é só ir em um livro de história e ver como religiosos repeitam quem pensa diferente deles.

      • Todo mundo fala de respeito e ninguém respeita ninguém. Ateus não acreditam eu Deus, acham que depois da morte já era. E perdem a única vida que acham que têm para lutar contra algo que não acreditam, muito louco isso. Tenho minha crença e penso o seguinte, tudo na vida tem o lado bom e ruim, nos livros de história você encontrará ambos, mas algumas pessoas só veem o lado ruim. Queria que alguém aqui me apresentasse um motivo só para não seguir Cristo como exemplo, há algo que ele fez de ruim ou cruel?

        • sidneiandrade

          Como assim perdemos a vida por lutando por algo que não acreditamos.
          Acredito em liberdade, no direito das pessoas terem suas crenças desde que respeitem os limites das liberdades de outros.
          Acredito na defesa do estado laico, nas leis que restringem a influencia nociva de várias religiões que tentam submeter a todos aos seus valores.
          Eu não tenho motivos para seguir Cristo, há diversas pessoas tão boas quanto ele, bastar procurar um pouco e vai encontrar.
          Sócrates era muito mais paciente que Cristo, a ideia de se irritar profundamente com os mercadores nunca passaria pela cabeça de Sócrates.

          • Thiago Lima

            É, mas Sócrates não transformou água em vinho!!
            kkkkkkkkkkkkkk

        • Thiago Lima

          Assim como se você for em alguma pagina evangélica, eles metem o pau em católicos, e se você for em alguma pagina católica, eles metem o pau em ateus e evangélicos.

          Não entendo qual o problema, você acredita e vai a igreja onde deveria ser um lugar sagrado, mas quantos que estão ali não praticam algum tipo de maldade?
          Ninguem esta pedindo para você não seguir Cristo, tens o livre arbítrio para ser e seguir o que quiser.

          E te digo mais, com meus quase 30 anos nas costas, posso te garantir, que, mesmo sendo ateu, sou muito melhor que vários religiosos que se escondem atras da bíblia.

          • Todo mundo mete o pau em todo mundo nesse mundo. O que quis dizer é que acho muita hipocrisia obrigar a emissora a passar um vídeo sobre respeito quando a própria ATEA não o faz. Todos deviam se respeitar, e antes de julgar dar o exemplo. Tenho certeza que você é uma ótima pessoa, conseguimos até conversar civilizadamente, rsrs. Só que na religião é como em qualquer instituição, um político que aceita propina, um policial que pega arrego, o médico que assina o ponto e não trabalha e o pastor que extorque o fiel vieram do mesmo lugar, da sociedade. Tem gente ruim em todo lugar, mas a tendência é melhorar. O bem não faz propaganda e mesmo assim a gente compra cada vez mais. 😀 Abraço!

  • Antonio

    A Atea e a maioria dos ateus que conheço, agem exatamente igual à aquelas pessoas que terminam um relacionamento e ficam o tempo todo dizendo odiar e não querer nada com o(a) ex. Quando falam no nome dele(a) refutam falando mal, contam mil histórias pra desqualificar o outro e assim podem até passar anos, mas um belo dia alguém amolece um pouquinho, alguém da uma “brechinha” e pronto, o sujeito mergulha de corpo e alma de volta pro ex como se nunca houvesse amanha em um amor sem fim…
    Quem desdenha muito é porque quer comprar. Como passar a maioria do tempo tentando desqualificar o que não existe?

    Um desafio pra quem tiver interesse: apresente um único trabalho cientifico, que tenha sido publicado em revista especializada comprovando em definitivo que Deus e a espiritualidade não exista. Podem tentar, mas adianto seguramente que não existe tal estudo, portanto afirmar categoricamente que Deus não exista é pura especulação, é fé igualmente cega. Eu prefiro acreditar que exista, faz mais sentido.

    • disqus_JvM05nwUg2

      Bem ruim tua analogia. Ateus são vítimas de preconceito, esse é o motivo da luta.

      • Antonio

        O propósito do comentário não foi para que vossa excelência julgasse que ser bom ou ruim. Mas, já que possui observação seletiva, vou te ajudar, que tal olhar pro ponto em que desafio que se apresente um link ou o nome de algum trabalho científico comprovado PROVANDO que Deus não exista? Da mesma forma que não existe o mesmo trabalho científico provando em definitivo que exista, portanto, se trata de pura fé, tanto pra quem acredita, quanto para quem seja ateu.

        • Renata

          Você não vai ver trabalhos mostrando a “não-existência”, isso é a famosa inversão do onus da prova e só deve ser cobrado quando a pessoa faz a primeira acusação, agora, a maioria dos cientistas não falam “deus não existe”, eles apenas falam que a comprovação da existência do mesmo não existe, ou seja, eles não reconhecem deus como uma entidade, apenas isso. Mas cientistas tem a mente aberta e mais de uma vez defenderam que, quem sabe um dia, a existência seja comprovada?

          Mas repito, o ônus da prova está em quem fala “existe” OU “não existe” (ou seja, vale para ateus que falam com certeza que não existe), cientistas não buscam a existência de deus, eles não clamam a impossibilidade da existência do mesmo, cientistas trabalham com fatos e se um dia fatos mostrarem a existência eu garanto a você que eles irão defender.

          E apenas para acrescentar, sua anologia foi sim sem sentido, acontecem você se expressou mal.

          • Antonio

            Você enrolou bem, inverteu alguns pontos, confundiu outros e, com belas palavras, com uma boa expressão, no final não disse coisa alguma. Mas grato pela observação de que foi uma analogia ruim. Ela faz mais sentido diante do seguinte contexto: sou espírita, e como espírita tenho plena convicção de que vivemos até milênios por esse orbe, quem sabe até em outros, nascendo, morrendo e renascendo dezenas de vezes nessa caminhada monumental de chegar a perfeição… Logo em dado momento do percurso, o sujeito briga com o Criador (Deus), ele se revolta com alguma picuinha, se revolta com a maneira equivocada que algumas religiões, que nada tem haver com Deus, apresentaram Deus pra ele ou entra em correntes filosóficas ou intelectuais um tanto distorcidas em algum pronto… Vira uma pessoa igual a que eu quis comparar aos relacionamentos onde onde um dos parceiros ficam falando mal do outro e dizendo que ele “morreu”, etc. Quando no fundo ainda ama e sente falta. Pra mim isso define os ateus. Sabem da existência de Deus, ama-O de todo coração, mas fica nesse bla bla de que não existe, de que isso e aquilo outro. Balela. Isso amor mesmo.

          • Renata

            Não enrolei, inversão do onus da prova é usado quando eu falo “Eu acredito que você me roubou, prove sua inocência”, quem deve provar algo sou eu, que você é culpado. Isso é muito usado na religião quando a pessoa com fé fala “Deus existe, se você acha que não, prove” eis que aparece a inversão do onus da prova.

            Sobre o seu raciocínio ele é falho pois muitos não “brigaram” com o criador durante o percurso e por isso entendo que muitas pessoas não vao sentir a analogia como válida, eu por exemplo, não acredito na existência de deus e nunca acreditei eis que não existiu a “briga”, não existiu o sentimento de “ex”, na minha opinião essa entidade inventada a muitos seculos atrás não é uma entidade que eu reconheço porém isso é o meu ponto de vista, respeito e muito quem acredita, se isso facilita sua vida, suas decisões, por que não, certo?

            Conheço ateus que fazem o bem pelo mundo, amigos que ajudam os que necessitam e eles não acreditam nem um pouco em deus, também conheço centros religiosos que recuperam pessoas que estão jogadas na droga, recuperam e salvam, eu acredito na bondade da pessoa e realmente não me importo se ela crê em um deus sol, deus biblico, ala ou qualquer outro, se ele tem a bondade no coração e age de forma correta, tem meu total respeito.

            Para acrescentar, tenhos familares espiritas, católicos e adventistas (não a mesma pessoa claro, dividido na família) e todos nós nos respeitamos, cada um com sua cultura, cada um com seu costume mas todos nós seguindo o que acreditamos.

        • Felipe Ferreira

          te desafio a postar um link provando que papai noel, coelho da pascoa, zeus, appolo, abominavel homem das neves, astrologia, não exista.
          ninguém pode provar que algo não exista, somente o contrário,

    • sidneiandrade

      Um desafio pra quem tiver interesse: apresente um único trabalho
      cientifico, que tenha sido publicado em revista especializada
      comprovando em definitivo que gnomos e duendes não existam. Podem
      tentar, mas adianto seguramente que não existe tal estudo, portanto
      afirmar categoricamente que gnomos não existam é pura especulação, é fé
      igualmente cega. Eu prefiro acreditar que eles existem, faz mais sentido.

  • Leandro Torres

    Imagina o video do MPF, “O que é DIlma?”

  • Achei bem normal, levando em conta que a ATEIA sempre ataca religiões, em forma de chacota, no facebook. Achei que fariam o mesmo. Porém o vídeo foi excelente.

    • Lucas Dias

      so uma palavra: Verdade
      Digo mais.. Ser Ateu é ter uma religião.. uma religião sem um DEUS. mas é

      • sidneiandrade

        Falar que ser ateu é ter uma religiao faz tanto sentido quanto dizer que o silêncio é um tipo de barulho.

        • Lucas Dias

          Pior que faz sentido o “barulho do silencio” kkkkk Mas compreenda.. Religião não tem haver com só com a existência de um Deus. E sim com uma filosofia de vida. Há ateus que acreditam em existencia alienigena… e acreditam pelos mesmos motivos dos religiosos acreditarem em Jesus Cristo ( Alguem viu.. alguém escreveu sobre.. alguem testemunhou um Milagre- Aparição de ovni) 🙂 Você mudar o nome de “religião” para outra coisa não muda o fato do que ela é. ” Crer que estou certo e você errado”

        • Cara, faz sim.
          Mas talvez não como uma religião, e sim uma ceita. E sempre pensei assim.
          Pois, pensa comigo, se o cara não acredita em deus algum, pra que ele precisa se juntar com outras pessoas que também não acreditem e dessa junção precisem dizer a todo momento os ideais de não ter que acreditar.

          E antes eu dizia que pra ser um Ateu, era preciso ficar falando o tempo todo de Deus. (mas claro que era uma mensagem generalizada, pois sei que existem vários ateus que estão pouco se fudendo pra tudo isso)

          • sidneiandrade

            Primeiro que nós não juntamos com outras pessoas que também não acreditam, não temos um tipo de clube ou algo assim.
            O que temos é interesse comum, o interesse de não sermos submetidos aos ditames que os religiosos tentam a todo custo nos impingir. Nisso nos unimos, em torno de um ideal, que necessariamente não reune somente ateus.

  • Fabricio Macedo

    A religião é quem organizou ou patrocinou as maiores atrocidades da história humana… a maioria dos religiosos sim são hipócritas.

  • Anivio Schoenel

    Mas por qual motivo um ateu precisa sair gritando aos quatro ventos que é ateu???? Eu sou espirita, mas não preciso ficar falando para tudo mundo que sou…. ninguém é obrigado a me aceitar por isso fico na minha e não tento enfiar a minha minha opção guela a baixo de ninguém, isso também vale para os que tem religião….

    • João Lucas

      porque um cristão precisa sair evangelizando todo mundo na rua ?

      • Fernanda

        mateus 24:14
        só por isso.

        • Paulo Cordeiro

          No meu relógio não tem 24:14… Hu3

          • Vitor Fernando Jost

            acho q ela quis dizer 00:14 kkk

      • Matheus Henrique

        O certo seria apenas falar pra quem quer ouvir, porque “quem tem sede, procura água”, e não o contrário. Mas todos terão oportunidade de ouvir a palavra de salvação, antes do fim. 🙂

      • Lucas Dias

        Am.. acho que é pq “evangelizar” significa exatamente isso…
        Cara religião sempre vai ser complexo.. não adianta tentar entender… digo “se entenderem” o sentido só existe pra quem pratica.

    • Wagner Marques

      Cara, generalizar nunca é e correto. Eu sou agnóstico e não fico gritando pros quatro ventos. Trabalhei com uma mulher evangélica que era insuportável, sempre falando da sua religião e com outra pessoa também evangélica que não era assim. Temos que aprender a respeitar as pessoas pelo que elas são, independente da convicção religiosa.

    • Rogerio

      Pelo que entendi da materia, e pelo que vejo no dia a dia, nenhum ateu saiu gritando que era ateu. O foco da materia, e que o reporter em sua opiniao sobre o fato ocorrido, falou que so ateus fariam tal barbaridade, o que nao tem base nenhuma, afinal os maiores massacres da historia foram em nome da religiao.

  • anonimo chateado com isso

    ”oh, todo cristao SUICIDA deveria ter pena de MORTE, se o cara já quer se matar fuzila eles…
    ah se eu fosse prezidente…”

    • anonimo chateado com isso

      prezzzzidente com zzzzz mesmo

  • Raul Sanchez

    Um bando de idiotas discutindo sobre algo mais imbecil ainda!
    Se acredita, cala a boca segue sua religião e deixa os outros em paz. Se não acredita, cala a boca e deixem os outros seguirem a religião deles em paz.
    O mau da internet e que as pessoas entendem de merda a bomba atomica com a mesma sapiência. O que o Datena fez foi expressar comentarios preconceituosos relacionando ateus a crimes, o que não tem nada a ver, visto que 90% da população carceraria afirma ser religiosa. Então parem repensem e respeitem as escolhas dos outros.
    Estamos numa crise moral de pessoas com ou sem religião, nao seja mais um idiota.

  • Mario Luiz

    Sou católico. Não concordo que os ateus sejam a causa do mal que hoje vemos na humanidade. Mas convenhamos, o vídeo-resposta está fora do contexto da acusação do Datena. Deveria haver um direito de resposta demonstrando o contrário da afirmação dada, um pedido de desculpas, alguma coisa desse tipo… e isso eu não vejo!