Veja o que acontece ao jogar um pedaço de Sódio em um rio

5
36

Esse professor de química resolveu mostrar para os seus alunos a reação química que acontece quando combinamos Sódio e Água. No vídeo abaixo, ele resolveu jogar quase 500g de sódio em um rio. Veja só o que aconteceu!

É uma das reações químicas mais legais.

A elevada reatividade do sódio metálico revela-se no contato com a água. Desta combinação resultam o hidróxido de sódio (que se dissolve na água) e o hidrogênio. O gás hidrogênio é liberado na superfície de contato entre o sódio e a água e faz com que ele seja expelido com uma rapidez incrível.

Simultaneamente verifica-se um aumento acentuado de temperatura, o que por vezes provoca a ignição do hidrogênio. Este fato, aliado material corrosivo do sódio metálico, torna a reação perigosa. Cuidado! (Fonte: Explicatorium)

 

  • Gandalf Amiguinho Mimizento

    sabe dizer pq só saiu fogo no video debaixo?

    • Simultaneamente verifica-se um aumento acentuado de temperatura, o que por vezes provoca a ignição do hidrogênio.

    • Fernando Brochetto

      O que o cara ali falou, quando o sódio entra em contato com a água (ou qualquer metal alcalino, sugiro que você veja do césio), ele reage instantaneamente em uma reação exotérmica (que libera muito calor). A reação ocorrida é a seguinte: 2Na + 2H2O -> 2NaOH + H2
      Dessa forma é produzido gás hidrogênio e hidróxido de sódio (conhecido como soda cáustica)
      Como é uma temperatura muito alta, que chega a proporcionar a fusão do sódio, o hidrogênio pode reagir novamente com o oxigênio, daí fazendo a combustão do hidrogênio e produzindo água: 2H2 + O2 -> 2H2O

  • Brenno Nascimento

    Seria legal entender algo sobre química. ;-;

  • Então se eu der uma capsula com soda pra alguém tomar “por acidente” a soda irá explodir quando a capsula do comprimido diluir?