Em demonstração, robô faz cirurgia em um grão de uva com extrema precisão

12
8

A tecnologia tem ajudado muito na evolução da medicina, principalmente quando o assunto é precisão em casos delicados.

A Da Vinci Surgery, uma empresa que desenvolve robôs para a medicina, resolveu mostrar um novo equipamento que certamente será muito útil na medicina moderna.

Veja só esse robô fazendo uma cirurgia em um grão de uva:

É fantástico ver a delicadeza e precisão desse robô.
Espero que seja muito útil aos médicos.

  • ccmk05 .

    Nos hospitais Oswaldo Cruz, Sírio Libanês e Albert Einstein já têm. É mais uma ferramenta de marketing do que realmente funcional. O custo do equipamento é muito alto, o que faz com que uma cirurgia usando ele também seja. Além disto, os médicos podem fazer perfeitamente o que essa máquina faz sem usar ela. É só para falar para os outros hospitais “eu tenho e você não tem”. Isto não sou eu que digo, ouvi da própria boca de um profissional que trabalha em um destes hospitais.

    • Moreno

      Duvido, Com esse tipo de equipamento falhas são muito menores pois o próprio equipamente pode corrigir desníveis e erros, e abre portas para cirurgias em locais MUITO menores, sem contar que em algum momento a máquina vai ser capaz de executar a cirurgia sozinha. Claro que é caro pois é novo, isso tende a baratera, ou tu acredita que um Raio X custava o mesmo que hoje a 100 anos atrás?

      • ccmk05 .

        Meu amigo, eu sou Engenheiro Biomédico e quem me passou estas informações foi um funcionário de um destes hospitais que trabalha ná área de equipamentos do hospital(Não vou revelar nomes por questões éticas). Não só sei como um Raio-X custava quando foi inventado como sei o funcionamento completo do aparelho e já realizei troca da ampola emissora de radiação várias vezes. Pode ser que abra portas para alguma tecnologia futura, mas utilizar ele agora é inútil. Você está fazendo informações sem conhecer. Este aparelho só é útil se for fazer uma operação por telemedicina, aonde não há profissionais capacitados para realizar a operação(Que não é o caso dos 3 hospitais que eu citei). Digo mais ainda, já houve casos em que a pinça não soltou o tecido do paciente, causando uma lesão do mesmo. Sem contar que já teve casos do braço do robô atingir o paciente de forma a causar lesão. Está bom ou quer mais, Sr Expert?

        • Moreno

          Mas então, seis meses depois eu pergunto de curioso, quanto custava um Raio X quando foi novidade? Fiquei curioso, Att. sr expert.

          Mas falando sério, se um equipamento que tem o potencial de corrigir as falhas humanas em situações como esta não é bem aceito, existe algum problema secundário, algum tabú, preconceito ou mal aproveitamento, e deixando notado que lhe sobrou arrogância na explicação, apesar de boa explicação, digo que na minha área de engenharia, eletrônica, posso fazer qualquer nível de solda na mão, mas nem por isso chego perto da precisão e principalmente da eficiência que uma máquina automatica robotizada tem. São poucas áreas que seremos mais eficientes que máquinas específicas, talvez em diagnósticos e afins ainda demore, mas pra simples operações, na área que for, não vejo como uma máquina com potencial de erro dezenas de vezes menor não seria viável.

  • É incrivel, mas suturar é relativamente facil e simples, porém se ele fizesse algum tipo de sutura a laser com menos cicatriz, ou se fizer sututura a nivel mais preciso tipo em Veias e aortas.. mas é um avanço, tudo tem um começo.

  • Lucas Lima

    mas e a uva? passa bem?

    • Bruno Nunes

      A uva passa.

    • Casa Do Alarme Segurança Eletr

      De boa esse foi o pior trocadilho, vo mandar vc dois pro “canal barbixas! no youtube

  • Dourado

    Isso é um bago de uva , e não um grão.

    • Igor Amadeus

      Bago é meu ovo kkk

  • joao

    NADA A VER, COMO QUE ALGUÉM VAI COMER ESSA UVA CHEIA DE ARAME? PRA QUE ESSA MÁQUINA??? OBG DE NADA.

  • Osmar

    Em breve no SUS! …… SQN! auhsuahsuahuas