Os 10 Maiores Mitos Sobre Cerveja

48
193

1. Cerveja normal ou light – As cervejas light têm em geral entre 90 a 100 calorias, contra as menos de 200 calorias das convencionais. Um amante de cerveja diz que a diferença é a mesma entre comparar um McDonalds com um Restaurante 5 estrelas. Os que buscam uma vida mais saudável e estão acostumados com dietéticos e light, dizem que a diferença é imperceptível. Portanto, a menos que você beba 300 cervejas por semana, opte por uma cerveja boa e convencional, nada de light.

2. Quanto mais escura é a cerveja, mais álcool contém – Nem sempre. A cerveja Guinness, por exemplo, é preta, e tem 4,2% de álcool. A cor da cerveja vem do malte torrado, o que não representa nada no teor alcoólico. Já os demais componentes são responsáveis pelo álcool, mas não influenciam na cor.

3. A cerveja fica com o gosto ruim se esquentar e gelar novamente – pode acontecer caso a cerveja passe pelo processo de gelar/descongelar por muitas vezes. Mas muitas pessoas acreditam que o gosto fica esquisito quando se gela uma cerveja que já foi gelada e voltou à temperatura normal. A cerveja pode estragar com o ar, a luz e o tempo. A temperatura não estragará sua cerveja a menos que seja extrema.

4. As cervejas dos EUA têm menos álcool que as demais – Algumas pessoas notam uma diferença no rótulo, sobre o teor alcoólico das cervejas comercializadas nos EUA. Os americanos usam a média de álcool por peso, enquanto os demais países adotam o padrão de álcool por volume. Uma vez que a cerveja pesa menos que a água, as cervejas americanas apresentam números menores, mas não menos álcool.

5. A cerveja Guinness servida na Irlanda é melhor – O processo de fabricação da cerveja é de baixo custo, então porque essas marcas arriscariam sua reputação ao fabricar cerveja diferente para exportação? Não faz muito sentido, e não é verdade. Com raras excessões, a cerveja exportada é exatamente igual à local. A única diferença é o frescor devido ao tempo gasto na exportação.

6. A cerveja não deveria ser amarga – O amargo da cerveja vem de um componente (presente em todas cervejas) responsável pelos maltes doces e que age como conservante. Algumas cervejas têm mais (como a India Pale Ales) e outras têm menos, caso da Wheat Beer.

7. As melhores cervejas estão nas garrafas verdes – as garrafas escuras (em geral marrons) protegem muito mais a cerveja da luz do que as claras (verdes ou transparentes). O mito surgiu depois da Segunda Guerra Mundial, quando os europeus consumiam cervejas importadas que eram produzidas e envasilhadas em garrafas verdes devido à escassez local.

8. As cervejas da Tailândia contêm formaldeído – Acredita-se que as cervejas fabricadas em Singha contêm na fórmula formaldeído. A explicação mais aceitável é que as cervejas fabricadas em Singha contêm muito mais álcool e são muito mais amargas. Quando soldados americanos ou ingleses bebiam na Tailândia, ficavam bêbados com maior facilidade e muito mais rápido do que costumavam, além de sentirem um amargo muito mais intenso. A explicação sugerida é que continha formaldeído em sua fórmula. Loucura.

9. A cerveja Corona é urina mexicana – Durante a década de ‘80, surgiu um rumor de que trabalhadores da fábrica de cerveja Corona (bem popular nos EUA) estavam urinando nos tanques das cervejas destinadas aos EUA. Certamente seria, no mínimo, desagradável, se fosse verdade. Mas como todo mito, isso causou transtornos para a fábrica – sua popularidade foi diminuindo entre os consumidores de cerveja americanos e quem se beneficiou com isso foi a Heineken. Peraí, e onde a Heineken entra na história? Ela foi a responsável por espalhar o rumor (aconteceu um caso similar a este aqui no Brasil, envolvendo a Coca-Cola e a Dolly). O responsável da Heineken admitiu a concorrência desleal e a Corona teve sua popularidade em alta novamente. Mas esse rumor é espalhado até hoje por todo o país!

10. Mulheres não gostam de cerveja – Quem será que inventou isso?! Algumas mulheres bebem muito mais do que homens. Há milhares de casos em que a mulher agüenta beber muito mais do que o homem.

  • CERVEJA BEM, CERVEJA ME FAZ BEM.

  • Lucas

    hahaha ah 10 eh verdadi

  • Jhef

  • Nelson

    Numero 7 = heineken, a melhor

  • JOTA

    EU SÓ TOMO PEDRA 90 E IPIOCA.

  • Barbara

    tanto faz…ñ gosto de cerveja mesmo… ¬¬

    hahahaha

  • ou seja cerveja!! quem é cachaceiro bebe o que tiver alcool…kkk

  • Drica

    Claroooo que mulher adoraaaa cerveja tb!!!
    Eu adorooooo sentar num bar pra tomar umasss cervejinhas com amigos e amigas!!!
    tem coisa melhor?!?!

  • Carla Fernanda

    nham nham nham

  • CORINTHIANSSSSSS

    correção: glup glup glup

  • Carlinho Elói

    Cara, se desgelar a cerva e gelar de novo… ela fica ruim…
    não adianta…
    e outra… heineken é coisa de viado…
    abraço pra todo mundo ai de Quixeramobim.

  • George

    E ai cara como é que fica para o rio de janeiro?E se eu coprar todos você pode me dar um desconto?Por favor responda!
    Agradeço desde já.

  • vamo beber… hic…

  • Renan

    EU SÓ TOMO PEDRA 90 E IPIOCA.[2]

    cerveja, só pra socializar e msm assim n gosto mt…

  • Pedro

    mané pedra 90 e ipioca…bebida de bebum quebrado…coisa de alcolatra anônimo…
    sou um bêbado famoso…comigo é
    só o old Jonnie e Absolut…

  • a 3 é mentira, se gelar uma vez e esquentar e gelar outra vez, a cerveja fica choca.

  • Billie_Joe

    Sou da terra da cerveja , da tradicional festa do CHOPP(OKTOBERFEST), e se vc retirar a cerveja da temperatura depois de gelada, ela fica choca.. abraços e EIN PROSIT!!!!

  • Mulher curte cerveja simm! opaa 😀

  • mateus

    o que decha a cerveja amaga é o lupolo!!!

    eu só bebo cerveja que eu faço em casa!
    essas cerveja comerciais são umas merda!
    nem cerveja não é é uma agua podre!
    e o povo acha que tem cerveja boa!
    cerveja é 100% malte!

  • linocat

    naum entendi a verde é o não é melhor?

  • Gaucho

    Tradicionalmente a cor do casco da cerveja é âmbar, para conservação do produto. Atualmente existem tantos conservantes e antioxidantes que o casco pode ser até transparente que os efeitos da luz não alteram o sabor e nem diminuem a durabilidade.

  • Ruver

    kra, eu nao concordo que se gelar a cerveja, esquentar e gelar novamente não altera o gosto da cerveja, pois TODAS as vezes que já fiz isso, a cerveja fica com um gosto esquisito, como se eu tivesse misturado água junto, e não, eu nao deixei congelar a cerveja, apenas gelar, esquentar e gelar novamenteeeeee.

  • pança

    porra!! e cade o mito que cerveja engorda e dá barriga??? famosa barriga de chop???
    simplesmente o maior mito não foi mencionado.
    lamentavel essa listinha heim.

  • mano menezes

    ronaldo =D

  • Rafael

    Em defesa da cerveja Singha, he uma das melhores q ja tomei… ps. Nao he nada amarga, muito pelo contrario.

  • Eh tenho q tomar a light, senao volto a ter aquela bariga d chopp ainda maior da q eu tenho hoje

    EU!!!

  • shiT

    no meu caso, eu bebo muito mais que muito homem..hohohoho
    gosto muito!!

    mateus!?
    abre uma fábrica entao fii..já q sua cerveja é melhor..e fica rico!!

    chorameliga 😉

  • Claudia

    Poder beber uma cervejinha nos fins de semanas é bom demais…..
    .
    .
    .
    .
    .
    Poder beber todo dia é melhor ainda!!!!!!!!!

  • Claudia, não estou defendendo o Matheus (mesmo porque escrevendo o português mal como ele, não é do meu feitio) mas ele está certo quanto a diferença de qualidade das cervejas. Cervejas “de bar” como costumo chamar, são feitas com matéria prima inferior, maltados e fermentados com menor tempo do que deveria e cheio de produtos quimicos para tornarem o processo “eficaz” em menor tempo. A cerveja artesanal é muito melhor em paladar (pois a pressa é inimiga da perfeição) e principalmente em questões de saúde por ser 100% orgânica, além do que é possivel fazer diversas variadades de sabor entre claras a escuras, doces a amargas, lights a encorpadas.

    Quer saber mais? Tente alguns sites:
    http://www.acerva.com.br/
    http://www.emporiobiergarten.com.br/
    http://www.brejas.com.br

    Só pra citar alguns.

    Um brinde a todos. Saúde!

  • TOTAL ALIEN

    Acessem blogs como do edu passarelli, e abram outros links, e deletem esses mitos aliás mentiras.
    Pesquisem e degustem cervejas aí realmente irão conhecelas e as diferenciar !!!

  • Flavio – RJ

    CERVEJA É BOM, MEU FIGADO É QUEM SABE!

  • Andreas

    Para mim as melhores cervejas são as artesanais…
    Helmbier é uma delas.
    Simplesmente Divina.

  • Natalicia Brandão

    Gostária de realmente ter certeza de que se a cerveja esfriar e gelar de novo ñ estraga, pois eu trabalho com eventos e isso seria ótimo, pois isso me ajudaria bastante.